Não existe meio termo quando o assunto é investir na atividade rural. Equipamentos e Máquinas Agrícolas custam muito dinheiro, mas os produtores sabem a importância de realizar o investimento. Sem o auxílio dos implementos a produtividade no campo diminui, as colheitas podem sofrer atrasos e, consequentemente, os resultados financeiros também demoram para aparecer. 

Ou seja, proteger e conservar os equipamentos é a garantia de sucesso para qualquer negócio. Além do mais, por se tratar de instrumentos de valor bastante significativo, não se deve ignorar o fato que podem atrair bastante atenção. Logo, o risco de serem roubados é grande e estar preparado para impedir esses prejuízos é fundamental. 

Quer saber por que investir em rastreamento de máquinas agrícolas ajuda você a proteger o seu patrimônio e a melhorar a sua produtividade? Veja, neste post, 3 razões para adquirir um Rastreador Veicular, já!

Rastreamento veicular 

Como já abordamos no post anterior, o rastreamento veicular é utilizado para monitorar e localizar os veículos de qualquer lugar, a qualquer hora. É um equipamento de geolocalização que funciona por meio de GPS (Global Positioning System), que emite sinais de alertas por antenas e então os transfere para a empresa responsável pelo monitoramento.

Vem ganhando mais reconhecimento no setor do agronegócio por se tratar de uma tecnologia que promete maior economia e praticidade. Dependendo da região onde o produtor rural atua e caso tenha cobertura, pode adquirir um rastreador GSM (General System Mobile) ou optar por um equipamento com rastreamento por satélite

 

3 razões para investir em rastreamento de máquinas agrícolas

O Rastreador Veicular é um aliado poderoso em garantir a segurança dos  investimentos? Sim! Mas ele é mais do que isso. Veja agora, quais são as razões para você começar a investir hoje mesmo em um rastreamento veicular

Proteção do patrimônio

Tratores, subsoladores, arados, pulverizadores, plantadeiras e colheitadeiras… Esses são apenas alguns implementos agrícolas com que estamos familiarizados. Qualquer produtor rural já comprou um desses equipamentos, e todos sabem quais foram os sacrifícios necessários para adquirirem cada ativo. 

Agora, vamos supor que todo o trabalho duro e a dedicação deles acabaram se esvaindo por consequência de um roubo ou furto. Acha que isso pode ser frustrante? É claro! E essa sensação os acompanha constantemente por terem os equipamentos desprotegidos por tanto tempo. Afinal, eles nunca sabem quando o patrimônio deles também pode ser prejudicado.    

Para dar ao produtor rural a segurança e a tranquilidade de que realmente precisa, o rastreamento de máquinas agrícolas se tornou a solução mais eficiente. Isso porque a tecnologia entrega a localização do maquinário e a produtividade do mesmo.  

Com um Rastreador Veicular o produtor não precisa mais se preocupar com o extravio, roubos ou furtos das máquinas. O que é ótimo! Ele pode reduzir os gastos com seguro — uma vez que o sistema de rastreamento facilita para a recuperação do maquinário —,  ou até mesmo reconsiderar a necessidade de contratar uma cobertura. 

Lembrete: O equipamento de geolocalização aponta qual a localização exata do veículo e as autoridades podem ser acionadas mais rápido — caso necessário.

Monitorar o desempenho

Outra razão para investir em rastreamento é que o software permite monitorar o desempenho de todas as máquinas. Por meio do rastreador GPS, o proprietário pode acompanhar o deslocamento dos seus veículos e conferir como está sendo o rendimento individual de cada equipamento. 

Os sensores instalados fazem a coleta das informações, e por meio desses dados geram relatórios substanciais aos condutores. Eles podem verificar como anda a saúde atual das máquinas, e apontar — com maior confiabilidade — a necessidade de reparos ou de manutenções preditivas. 

Caso exista problemas mecânicos prejudicando o desempenho das máquinas, por exemplo, eles podem acessar os relatórios antes de tomar uma decisão e assim resolver todas as situações que estão impedindo os ativos de realizarem um bom trabalho.

É possível também fazer a análise do mapeamento para saber quantas horas foram trabalhadas, a jornada de cada operador, por onde eles passaram e qual foi a quilometragem percorrida por dia. Essa é uma alternativa bastante rentável já que todo o serviço pode ser acompanhado de forma remota (pelo acesso à internet).

Os produtores podem acessar os dados de sua moradia,  de um escritório ou qualquer outra localização (também via aplicativo), enquanto que os veículos permanecem realizando o trabalho na propriedade.

Gestão da produtividade

Por meio do rastreamento das máquinas, é possível garantir um gerenciamento mais detalhado dos negócios. O proprietário consegue ter o controle sobre o tempo de produtividade e acompanhar, em tempo real, os rendimentos relacionados ao cultivo. 

Já existem softwares (o RotaSoft é um exemplo) que disponibilizam relatórios específicos sobre o desempenho dos equipamentos. Isso é um ponto bastante positivo porque colabora para que os gestores tomem suas decisões baseadas em fatos, e não apenas em suposições.

Eles podem controlar melhor os seus recursos, direcionar os investimentos com mais segurança, minimizar os custos, e ainda assim economizar tempo e mão de obra programando todas as suas operações.  

Aquele que se preocupa com os investimentos não mede esforços para mantê-los protegidos. É tudo questão de prioridade, e garantir a segurança do seu patrimônio também deve ser uma delas. Um Rastreador Veicular é ideal porque se adapta às necessidades dos clientes, e também porque garante um custo-benefício ótimo para qualquer bolso. Ou seja, não há desculpas para não cuidar do que é seu.

Ninguém quer correr o risco de ver o seu patrimônio se esvaindo ou em deixar de produzir mais por falta de tecnologia e conhecimento. Investir com sabedoria é um diferencial, e essa é uma decisão importante para assegurar bons resultados. E o melhor disso tudo, é que você pode começar fazendo isso agora! 

Gostou do tema? Quer ter acesso a outros conteúdos sobre rastreamento veicular, saber quais são as ferramentas que possibilitam segurança e descobrir quais são todos os seus benefícios? Então acesse o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades!