Como você determina o sucesso das suas entregas? Pelo controle de estoques, qualidade do atendimento ou pela quantidade de mercadorias fretadas? A verdade é que, além desses fatores, existem também outros dois elementos que podem influenciar nos resultados: a produtividade da frota e a satisfação do consumidor. Saiba como o Rastreamento para Frota pode te ajudar com isso.

Como o sucesso das entregas depende da mão de obra e do bom funcionamento dos veículos, parece difícil manter tudo sob controle. Afinal, o número de caminhões e motoristas envolvidos no processo dos fretes pode ser bastante grande, certo? 

Por isso, para ajudá-lo nesse controle e também a otimizar o serviço de entregas, preparamos esse conteúdo com algumas dicas. Veja, neste post, por que o rastreamento dos veículos é importante para garantir a satisfação dos clientes e descubra de que maneira essa tecnologia pode ajudar você a melhorar a produtividade da sua frota.

Por que o rastreamento para frota é importante para as transportadoras?

O diferencial de uma transportadora é a garantia de que os produtos serão entregues dentro do prazo. Nessa etapa, entre a saída de uma mercadoria até o destinatário, qualquer descuido (por mais pequeno que seja) é o suficiente para ocasionar prejuízos enormes.

Problemas com atrasos ou a má qualidade dos produtos por exemplo, podem ser resultados pelo mau funcionamento dos transportes. Também podem ser consequência de algum acidente, condução irregular ou até mesmo roubos.  

Em casos assim, onde a mercadoria chega danificada ou o serviço da transportadora não atende às expectativas, como será que fica a experiência do cliente com a marca? Péssima, não é? A reputação da empresa é colocada à prova e as chances do mesmo comprador repetir uma compra são praticamente nulas.

Para impedir esse cenário, as empresas já podem recorrer ao rastreamento veicular para amenizar os problemas. Esse dispositivo, aliado a um software de rastreamento eficiente, permite que o empresário e a transportadora monitorem as frotas e lidem melhor com todo tipo de adversidade. 

Alguns anos atrás era considerado um investimento alto, mas hoje os sistemas de monitoramento evoluíram e estão aí para atender as necessidades de qualquer bolso. Tanto é que já é possível usufruir o melhor da tecnologia por um preço super acessível. 

Por estar ao alcance de todos, o rastreamento tem se tornado uma opção bastante atrativa para os que buscam melhorar a produtividade da frota e reduzir custos. 

Rastreamento Veicular: como ele ajuda a melhorar a produtividade?

Agora que você já sabe a importância de adotar um rastreador veicular, veja quais são as maneiras em que o dispositivo e o software de rastreamento podem ajudar a melhorar a produtividade da frota.

1) Monitorando a performance dos veículos 

O rastreamento veicular permite que as empresas saibam, com precisão, qual é a velocidade, quilometragem média e o percurso realizado pelas frotas. Por meio dessas informações, a transportadora consegue saber a posição exata do veículo, em tempo real, além de poder acompanhar o desempenho de cada motorista. 

Uma vez que os caminhões são monitorados regularmente, os condutores ficam mais propensos a seguir com o planejado, aumentando assim a sua produtividade. Também ajuda apontando erros e reduzindo a probabilidade de acidentes, falhas e multas. 

Além do mais, o uso de rastreamento oferece mais segurança para os motoristas, uma vez que eles conseguem realizar o trabalho com mais tranquilidade. 

Com todos os dados em mãos, a transportadora também consegue formular estratégias para atender os clientes mais rapidamente, minimizar os custos com transporte e melhorar a qualidade dos serviços e a segurança.

2) Controlando a jornada do motorista

A postura do motorista e a forma dele conduzir o veículo nas estradas também é importante. Embora muitos gestores acreditem que monitorar todos os condutores ao mesmo tempo seja impossível, hoje com um rastreador veicular junto de um software de rastreamento  isso já não é mais um problema. 

A tecnologia possibilita que a empresa controle a jornada de cada motorista, acompanhando o tempo das paradas, desvios de rotas, freadas bruscas, comportamentos inadequados, horas extras sem necessidade, e mais.

Com base nos relatórios gerados pelo sistema os gestores podem traçar um plano para instruir seus motoristas a agirem com mais cautela ou de maneira mais alinhada com os planos da empresa. Essa mudança no mindset pode contribuir para não colocarem em risco a qualidade dos produtos, a produtividade ou a própria segurança dos veículos e dos motoristas.

rastreamento para frota

Investir em rastreamento da frota pode, também, proporcionar informações mais assertivas a respeito da atuação de seus motoristas.

3) Planejando e monitorando as rotas

O monitoramento e o planejamento das rotas são ações que podem otimizar todo o transporte. O gestor consegue traçar um percurso mais eficiente para os motoristas, sempre levando em consideração o tempo de deslocamento, as cidades para entrega, as despesas com combustível, enfim. 

Com o planejamento a transportadora consegue também reduzir os custos relacionados a manutenção e desgaste dos veículos. Uma vez que as frotas estão funcionando em perfeitas condições, o motorista fica mais seguro para dar continuidade com os trabalhos. 

4) Implementando melhorias

Com o software de rastreamento e um rastreador veicular é possível também melhorar a logística das entregas. As informações salvas sobre o percurso, por exemplo, permitem aos profissionais apontar falhas e definir estratégias sobre o que precisa e pode ser melhorado. 

Cada vez que a empresa implementar alguma melhoria em seus processos, ela fica um passo mais próximo de assegurar que os produtos chegarão até o seu destino.

5) Melhorando a segurança

Um sistema de monitoramento é capaz de promover a segurança para todas as partes. Para os empresários, que estão despachando a carga e que podem acompanhar o deslocamento e a localização dos seus produtos, e para o transportador, que fica mais tranquilo em saber que os veículos e motoristas podem ser localizados a qualquer instante.

O dispositivo de rastreamento também favorece em situações de roubo, furto e sequestro. A empresa responsável pelo monitoramento é contatada, por meio de alertas customizáveis, e a partir daí entra em contato com o motorista. Caso o roubo seja mesmo confirmado, ela pode cortar o uso de combustível, parar o veículo ou também travar as portas. 

Gostou do tema? Quer ter acesso a outros conteúdos sobre rastreamento veicular ou saber quais são as ferramentas que possibilitam maior segurança? Então clique e converse com um de nossos especialistas. Ou acesse o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades!