Você já ouviu falar em Rastreamento Veicular, mas não entendeu bem como funciona? Neste artigo, você verá como o rastreamento garante mais segurança para seus veículos e ainda melhora a produtividade de frotas.

A compra de um veículo é um processo que sempre envolve bastante dinheiro. Existem pessoas que levam anos economizando e empresas que planejam as suas finanças apenas para realizar o investimento. Todos ficam ansiosos por fazer uma compra como essa, assim como preocupados em querer manter o patrimônio o mais resguardado possível. 

No entanto, como assegurar a proteção do veículo sendo que a probabilidade de furtos e roubos ainda é grande? 

Uma das formas de fazer isso é por meio do rastreamento veicular. Hoje, com o auxílio da tecnologia, os proprietários dos veículos já conseguem saber exatamente qual é a localização de um carro, a área por onde o motorista está transitando, se o carro está parado ou em circulação, entre outras coisas. 

Também quer ver o seu automóvel protegido, mas não conhece muito dos equipamentos e nem sabe como eles realmente funcionam? Continue então lendo esse post e descubra como o rastreamento veicular funciona!

Rastreador Veicular: o que é e como funciona?

O Rastreador Veicular é um equipamento de geolocalização que funciona por meio de GPS (Global Positioning System, também conhecido como Sistema de Posicionamento Global). Existe a modalidade de rastreador que usa a rede telefônica, e outra que realiza o rastreamento por satélite

Assim que é instalado no veículo, esse dispositivo permite que os proprietários monitorem e localizem seus automóveis de qualquer lugar, a qualquer hora. Em grande parte dos casos, trata-se de um aparelho pequeno que emite sinais de alertas por antenas. 

Quando em GSM (General System Mobile) — por rede de telefonia móvel —, o dispositivo transmite as coordenadas geográficas colhidas pelo GPS para a central de controle. Dependendo do lugar a localização do objeto consegue ser rastreada com facilidade, ainda que o automóvel esteja situado em ambientes fechados ou cobertos.

Já por SAT, a tecnologia funciona por intermédio de uma rede de satélites. Estes circulam ao redor do mundo e são codificados para captar os sinais por meio de coordenadas. Eles enviam a localização exata do veículo para pontos recebedores em terra, que logo são repassados para as empresas responsáveis pelo serviço de rastreamento.

A escolha entre uma modalidade e outra fica à cargo do cliente. Mas, caso ele não saiba qual é a melhor alternativa, pode entrar em contato com uma empresa especializada para auxiliá-lo nessa decisão.  

Rastreador de Veículos: por que é importante? 

O dispositivo de rastreamento de veículos é uma tecnologia inovadora que vem ganhando cada vez mais notoriedade. Para as empresas, por exemplo, garante aos empresários o controle de automóveis, caminhões e outros veículos, e o acesso a informações seguras sobre o desempenho do ativo. 

Para as pessoas físicas, fornece também confiabilidade e segurança, uma vez que os proprietários sabem que o seu veículo está sendo bem monitorado. 

O Rastreador Veicular garante benefícios para qualquer usuário que esteja preocupado em proteger o seu patrimônio e que não quer colocar em risco todo o seu investimento. Também permite que os clientes desempenhem suas atividades com maior tranquilidade, já que não precisam mais ter dúvidas ou qualquer tipo de preocupação relacionado ao automóvel.

Agora que você já sabe o que um rastreador de veículos faz e porque ele é importante, veja abaixo como a tecnologia pode ajudar você também.

Pessoa física  

Ajuda na localização e recuperação do automóvel: Quando no caso de furto ou roubo, o veículo que está equipado com um Rastreador Veicular possui mais chance de ser recuperado. Isso porque os proprietários conseguem ter acesso fácil a sua localização. Após o reconhecimento ou a chegada de informação do roubo do veículo, a empresa responsável pelo monitoramento neste caso a RotaSystem aciona a sua pronta-resposta e também as autoridades policiais, iniciando assim as buscas do veículo. 

Mais proteção para você e sua família: Além de facilitar a localização, o rastreamento de veículos também fornece mais segurança para você e toda a sua família. Como é um dispositivo que funciona 24 horas por dia, no caso de sequestro, a probabilidade das autoridades conseguirem localizar a vítima é maior com o auxílio do equipamento. Existem alguns rastreadores que já contam com um botão de pânico para ser acionado caso uma situação assim ocorra.

Excelente custo-benefício: O rastreador oferece um excelente custo-benefício. Tudo vai depender das necessidades de cada cliente, é claro! Um motorista que passa pouco tempo na estrada, por exemplo, pode optar por um rastreador GSM (General System Mobile). Ele funciona via sinal de celular e, caso não tenha área, o equipamento armazena as informações para descarregar posteriormente.

Já um vendedor, que está sempre visitando várias localidades, pode adquirir o rastreamento por satélite. Essa opção é a alternativa ideal para as regiões onde há pouca ou quase nenhuma cobertura de telefonia.

Economia no seguro: Os veículos que estão equipados com um rastreador normalmente garantem um valor mais barato do seguro. A economia pode variar de seguradora para seguradora, mas existem casos de empresas que chegam a reduzir até 30% do valor inicial. Isso só é possível porque o dispositivo contribui com as seguradoras para a recuperação do automóvel.

Empresas e Profissionais autônomos

Controle da produtividade: Assim como as pessoas físicas, os empresários que optarem por um Rastreador Veicular também conseguem saber qual é a localização dos automóveis. Logo, podem acompanhar o desempenho dos seus veículos, verificar se os funcionários estão ou não realizando suas tarefas e também analisar se o automóvel está sendo utilizado de forma indevida.

Rastreamento Veicular: Como Funciona

Saúde do veículo: Por ser uma tecnologia de ponta o dispositivo disponibiliza informações importantes sobre a saúde real do automóvel. Permite que os empresários tenham maior controle sobre esses dados, ajudando para verificarem a necessidade de uma manutenção ou para saberem o quanto de quilometragem o veículo já possui.

Segurança e tranquilidade: O rastreador oferece maior tranquilidade e segurança para qualquer negócio. Os proprietários conseguem acompanhar a movimentação do seu veículo e, no caso de ocorrer roubo ou furto, verificar a localização mais depressa. Assim como no caso acima, as autoridades conseguem ser avisadas com antecedência. E, isso aumenta as chances do ativo ser recuperado. 

Gostou do tema? Quer ter acesso a outros conteúdos sobre o rastreamento veicular e saber quais são as ferramentas que possibilitam maior segurança? Então acesse o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades!