Aumentar a produtividade e diminuir os gastos relacionados a manutenção, combustível e multas são objetivos inseridos no planejamento de qualquer empresa. E quando se trata do setor de vendas, ter esse controle parece um pouco mais complicado do que qualquer outra tarefa.

Como os vendedores passam maior parte do seu tempo na estrada, dependem dos veículos para se locomover e fechar novos negócios. E é aí que a gestão da equipe comercial se torna mesmo um desafio. Afinal, não há como acompanhar o trajeto de todos os motoristas e nem saber com certeza qual é o comportamento deles nas estradas, certo? 

Não! Hoje as empresas não precisam mais sofrer com essa falta de informação. 

Veja, neste post, porque usar um rastreamento veicular contribui para a gestão da equipe de vendas e descubra como essa tecnologia ajuda a minimizar os custos com transporte e a melhorar a sua produtividade!

 

Rastreamento veicular para empresas

A gente sabe que o sucesso de uma empresa não depende unicamente da venda de produtos, certo? Implica também no bom controle financeiro, na organização de processos, na qualidade dos atendimentos e claro, no gerenciamento de toda a equipe.

No setor comercial, a necessidade desse controle é ainda mais urgente. Os  vendedores passam longos períodos afastados, viajam por diferentes cidades em nome da empresa e utilizam os veículos para realizar as atividades do dia a dia. E quando não existe uma gestão adequada sobre todas as funções, é importante lembrar que as companhias podem acabar pagando bem caro por isso. 

A falta de informação impede que os gestores tenham controle sobre a quantidade de combustível gasto, o tempo que foi levado para concluir uma visita e nem se o funcionário está respeitando a velocidade permitida nas rodovias. E sabe o que isso significa? 

Que embora a empresa esteja vendendo mais produtos, ela pode acabar tendo de arcar com despesas desnecessárias; algo que está impedindo ela de crescer e ter resultados melhores. E mais, ignorando um comportamento que pode vir a prejudicar a reputação da marca mediante todos os seus compradores.

Ninguém quer isso, quer?

O rastreamento veicular para empresas veio mudar essa realidade. Foi desenvolvido para monitorar os condutores, e também para repassar informações importantes para o gerenciamento dos negócios. A tecnologia serve para mostrar aos proprietários a saúde real do seu automóvel, a forma com que o serviço está sendo realizado, qual é a quantidade de combustível exata para desempenhar as funções e muito mais!

 

Rastreador veicular: por que usar?

Embora o GSM já seja uma tecnologia bastante conhecida, muitas empresas ainda se sentem inseguras em realizar esse investimento. Não sabem ao certo como o equipamento funciona e nem compreendem a importância em utilizar um software de rastreamento nos automóveis. 

Por isso, vamos mostrar agora alguns dos benefícios em adquirir essa tecnologia. Também, como ela pode ajudar os gestores a melhorar os resultados e garantir mais segurança para os negócios e toda a equipe.

Aumenta a produtividade dos vendedores: Com o rastreamento veicular a empresa consegue diminuir a capacidade ociosa de todos os seus vendedores. Eles passam a ser mais pontuais em relação aos atendimentos e mais produtivos na hora de desempenhar suas atividades.

O equipamento também permite que os proprietários tenham controle sobre a jornada de trabalho, contribuindo para que os vendedores não desempenhem funções em turnos extras sem necessidade.

Um recurso interessante, e que já vem sendo oferecido pela Rota System, é a “Cerca Virtual”. Ele ajuda a prevenir o uso indevido dos carros da empresa. Isto é, monitorando o funcionário caso ele percorra com o veículo por lugares não autorizados/planejados. 

Reduz os gastos com combustível: A velocidade, a quilometragem dos veículos e a manutenção dos pneus são questões que podem influenciar nos gastos com combustível. Nesse caso, com o monitoramento, a empresa consegue ter maior conhecimento sobre o comportamento dos veículos e assim melhorar a sua gestão nos transportes. 

Por meio das informações os gestores conseguem bolar estratégias para eliminar as idas desnecessárias até os postos de gasolina o que pode reduzir os custos significativamente; 

  • Diminui as multas de trânsito: A empresa que possui um rastreamento veicular consegue impedir maus hábitos no uso de transportes. Os motoristas se tornam mais conscientes (sabendo que estão sendo monitorados), diminuindo as chances de cometerem erros ou levarem multas relacionados ao excesso de velocidade.
  • Minimiza os gastos com a manutenção do automóvel: O sistema de rastreamento de veículos permite ao proprietário descobrir se algum motorista está usando o automóvel de forma inapropriada. Se ele está freando demais, qual é a aceleração e também como está sendo o comportamento dele nas curvas. A condução inconveniente acaba desgastando as peças do automóvel. E isso significa maiores gastos relacionados a manutenção. Com o acesso às informações geradas pelo rastreador, os gestores podem reeducar seus motoristas para que cuidem melhor dos veículos.
  • Contribui para a segurança: O rastreador veicular contribui para a conscientização. Os motoristas passam a conduzir com mais segurança, além de ficarem mais protegidos contra qualquer tipo de problema que possa afetar o automóvel. Além do mais, quando é instalada no veículo essa tecnologia pode auxiliar na localização das vítimas e também na recuperação dos bens.
  • Otimiza o atendimento aos clientes: O rastreamento veicular para empresas possibilita identificar o trajeto mais curto para realizar uma entrega. Isso ajuda os vendedores a otimizarem o seu atendimento e por meio disso melhorar a experiência do cliente com a marca. 
  • Melhora a credibilidade da empresa: Permitir que o motorista tenha um mau comportamento no trânsito é um problema que pode prejudicar (e muito) a credibilidade da sua marca. O monitoramento evita essa conduta inapropriada, impedindo que o seu negócio seja visto com maus olhos pelo comprador.  

Percebe como o rastreador veicular é um aliado poderoso para as empresas? Não só otimiza os serviços e melhora a experiência dos clientes, mas para gerenciar a equipe de vendas e diminuir os custos. Também protege todos os colaboradores e contribui para que os gestores mantenham os investimentos sempre à salvo!

O que achou do tema? Quer ter acesso a outros conteúdos sobre rastreamento de veiculos e saber quais são as ferramentas que possibilitam maior segurança? Então acesse o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades!