Estatísticas indicam que mulheres dirigem melhor – Rota System
ACESSO RESTRITO Monitoramento 24h 2ª VIA DE BOLETO (54) 3355-1555 vendas@rotasystem.com.br
ACESSO RESTRITO Monitoramento 24h 2ª VIA DE BOLETO (54) 3355-1555 vendas@rotasystem.com.br

Estatísticas indicam que mulheres dirigem melhor

voltar
23/outubro/2018

Ainda é comum ouvirmos que mulher e direção não combinam. Mas não é o que as estatísticas afirmam. De acordo com o Infosiga SP, que recebe e apura dados baseados nos boletins e registros da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal, as mulheres se envolvem menos em acidentes graves de trânsito.

Segundo o mesmo sistema, em 94% dos acidentes fatais a principal causa é a falha humana. Então, o comportamento do motorista é fator crucial no trânsito, seja homem ou mulher. Uma das justificativas é que as mulheres têm um senso mais empático e cuidadoso.

Pesquisadores de todo o mundo têm entendido que, devido aos fatores socioculturais, o perfil masculino hoje é de maior agressividade e disputa, inclusive ao conduzir um carro. O que historicamente também é associado aos carros, quando são explorados aspectos como a potência e a aceleração.

Pode surgir a pergunta, se o fato de os homens se envolverem mais em acidentes não seria por que existem muito mais condutores do sexo masculino do que feminino? Não necessariamente. Em todo o mundo já foram realizadas pesquisas com o mesmo número de condutores homens e mulheres, inclusive estudos psicológicos e o resultado foi o mesmo. O que leva a conclusão de que se trata de uma característica comportamental do gênero.

Fonte: revistaautoesporte.globo.com


Copyright 2017 - Todos os direitos reservados.